Saiba a importância de um mentor na carreira do advogado e como encontrá-lo - Conecta Advogado

Saiba a importância de um mentor na carreira do advogado e como encontrá-lo

A mentoria na área do Direito exerce um papel fundamental no sentido de guiar o advogado rumo ao sucesso profissional por meio de dicas e feedbacks construtivos.

Para que você possa ter maior clareza quanto aos benefícios proporcionados por uma boa mentoria na carreira do advogado, listamos neste artigo as principais características dessa relação e como escolher um bom mentor para sua carreira. Acompanhe.

1. O que é uma mentoria na carreira do advogado?

A mentoria é comumente confundida com coaching, mas o último tem o objetivo de estimular o indivíduo ao conhecimento das próprias capacidades e limitações, para que ele próprio encontre a melhor saída para seus problemas e desafios.

Em nenhum momento do processo o profissional de coaching dirá o que está errado e como mudar a situação, pois trata-se do desenvolvimento de habilidades em longo prazo com resultados na forma de agir do indivíduo.

Um mentor, pelo contrário, tem como função fazer justamente o oposto: dar sua opinião pessoal sobre como o advogado deve agir em determinadas situações para atingir seus objetivos profissionais. A mentoria consiste em uma espécie de orientação dada por alguém mais experiente na área do Direito.

2. Como a mentoria pode ajudar no seu crescimento?

Os conselhos e orientações do mentor auxiliam o advogado a estabelecer metas viáveis para atingir seus objetivos dentro da carreira. Entre os principais benefícios que a relação com um mentor pode trazer estão:

  • desenvolvimento de novas habilidades;
  • visão de mercado;
  • ajuda para alcançar determinados objetivos.

As atividades no dia a dia de um advogado exigem habilidades sofisticadas adquiridas em longo prazo por meio de muito treino e estudo, tais como boa dicção, boa retórica, poder de persuasão, capacidade de memorização etc. Dispor de um mestre que tenha habilidade sobre essas práticas é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de aprender a dominá-las.

Da mesma forma, a orientação sobre as possíveis oscilações no mercado somente pode ser absorvida de um colega cuja experiência é maior.

3. Como conseguir um mentor?

A imagem que temos de um mentor geralmente está associada a uma pessoa mais velha e com décadas de experiência. Isso porque é justamente o conhecimento adquirido por meio de acontecimentos vivenciados que qualificam uma pessoa para a posição de conselheira profissional.

Seu mentor pode ser um colega de trabalho, seu ex professor da faculdade ou, ainda, um mentor profissional. Existem empresas especializadas em fornecer esse tipo de colaboração para profissionais de direito, já que a demanda é cada vez maior enquanto a disponibilidade de mentores segue o caminho contrário.

Poder contar com um colaborador experiente, qualificado e disposto a aconselhar você no trabalho pode alavancar seu crescimento e abrir diversas oportunidades no âmbito profissional. O conhecimento acumulado de um profissional experiente e bem-sucedido é o que torna a mentoria na carreira do advogado uma ferramenta capaz de agregar valor e qualidade ao seu trabalho.

Se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdo sobre a carreira de advogado, além de outras dicas.


Deixe um comentário