Empreendedorismo para advogados: 7 livros que todos deveriam ler - Conecta Advogado

Empreendedorismo para advogados: 7 livros que todos deveriam ler

Abrir um novo escritório, conquistar uma vasta cartela de clientes, aumentar o seu networking e ter sucesso na advocacia. São muitas as metas que permeiam a carreira do advogado, mas, para que elas sejam alcançadas, é preciso saber como empreender.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 livros que auxiliam no empreendedorismo para advogados. Confira.

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Para empreender em qualquer área, incluindo o setor jurídico, é importante desenvolver o poder do hábito para que os empreendedores não se deixem levar pela procrastinação.

Nesse livro, Charles Duhigg ensina aos leitores como fazer uso do hábito para desenvolver disciplina, foco, consistência e autoridade.

Com dicas práticas e fáceis de serem seguidas, essa obra é uma verdadeira aliada para os advogados que começaram a empreender e, muitas vezes, pensam em desistir do escritório.

2. Marketing Jurídico – O Poder das Novas Mídias – Rodrigo Bertozzi e Renata Bucco

Considerando que a internet é uma dos meios de comunicação e interação mais utilizados pelas pessoas nos dias de hoje, esse é o guia ideal para quem quer divulgar os seus trabalhos na rede e conquistar novos clientes.

Um dos autores, Rodrigo Bertozzi, é um consultor renomado em marketing jurídico e as suas dicas, voltadas para a inteligência estratégica, são valiosas para quem quer se aprofundar no assunto e colocá-las em prática em seu escritório.

3. A Era do Business Jurídico – Ari Lima

Esse também é um guia voltado para o marketing jurídico e para os resultados que ele pode gerar em um escritório de advocacia.

Ari Lima, autor desse livro, é especialista em negócios e marketing para advogados e lista uma série de dicas para que os escritórios, principalmente os de pequeno porte, empreendam e cresçam com as técnicas ensinadas por ele.

4. A Nova Reinvenção da Advocacia: a Bíblia da Gestão Legal no Brasil – Lara Selem e Rodrigo Bertozzi

Essa obra é voltada para as mudanças que os escritórios de advocacia devem fazer para adotar uma gestão de alta performance.

Os autores são sócios de um famoso escritório de consultoria jurídica e trazem aos leitores ensinamentos sobre estruturação de departamentos jurídicos e espírito empreendedor para advogados.

5. Direito, Gestão e Prática: Administração Legal para Advogados – Anna Luiza Boranga e Simone Viana Salomão

Esse livro é, na realidade, um compilado de artigos produzidos por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas.

São textos que auxiliarão o advogado empreendedor, já que abordam assuntos sobre a sociedade de advogados, a gestão e a administração de escritórios de advocacia, além da gestão financeira e de recursos humanos, tecnologia da informação, marketing jurídico, dentre outros.

6. Gestão para advogados – Luiz Fernando Rabelo Chacon

Focado nas primeiras estratégias que um advogado deve traçar para alavancar a sua carreira, esse livro ensina desde a montagem de um bom currículo até a elaboração de planejamentos estratégicos para abrir um escritório de advocacia.

Tendo em vista que o curso de Direito não ensina os futuros profissionais a empreender na área, “Gestão para advogados” é quase uma leitura obrigatória para aqueles que querem crescer no setor.

7. A Estratégia do Oceano Azul – Chan Kim e Renné Mauborgne

Ainda que essa obra não esteja voltada diretamente para a advocacia, ela é uma leitura interessante para os profissionais que desejam se destacar no mercado e conquistar novas áreas pouco exploradas pelas empresas em geral.

A partir da metáfora do oceano vermelho em comparação com o oceano azul, os autores explicam o quanto é importante se arriscar em nichos pouco explorados para empreender.

Achou interessante a nossa lista de livros sobre empreendedorismo para advogados? Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a nossa página no Facebook, para ficar por dentro de tudo o que acontece na área do Direito.


Deixe um comentário