Áreas do Direito: saiba quais são as mais promissoras - Conecta Advogado

Áreas do Direito: saiba quais são as mais promissoras

A crise econômica no país vem sensibilizando diversos setores. O mesmo ocorre com os escritórios de advocacia especializados em determinadas áreas do Direito, já que sofrem com a diminuição da demanda e com o aumento do índice de inadimplência dos clientes.

Por outro lado, a onda de recessão pode favorecer o crescimento de uma série de serviços jurídicos. Preparamos o presente artigo com 5 excelentes áreas do Direito para o advogado se especializar e captar clientes nesse cenário de instabilidade.

Continue a leitura e confira.

5 Áreas do direito que estão em alta

1. Direito Trabalhista

O Direito do Trabalho é uma área bastante versátil com grandes possibilidades de atuação do advogado. Pode-se citar, por exemplo, a valorização da assessoria jurídica preventiva na qual o profissional trabalha em colaboração com outros setores na gestão de pessoas no intuito de reter talentos nas organizações.

Além disso, a dinamicidade e a atualização de entendimentos jurisprudenciais nessa área requerem que empresas e contadores precisem verificar, regularmente, junto aos profissionais do Direito sobre a regularidade das folhas de pagamento e outros direitos trabalhistas.

Por fim, é importante ressaltar que, quanto mais o advogado trabalhista compreender a dinâmica das empresas, prestando um serviço personalizado e auxiliando na redução de custos e prevenção de litígios, mais será valorizado e poderá demostrar a importância da sua atuação constante, tornando-se um profissional indispensável para a melhoria do desempenho da empresa.

2. Recuperação Judicial de empresas

O cenário de recessão tende a desencadear um alto índice de endividamento nas empresas. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, desde o ano de 2015, o número de pedidos de recuperação judicial teve um aumento de 55,4%.

A complexidade dos procedimentos judiciais e da própria estrutura organizacional faz com que um número escasso de profissionais tenha interesse e disponibilidade para atuar nesses processos. O advogado com uma especialização de excelência e que atue de maneira estratégica e interdisciplinar tem chances extraordinárias de destaque no mercado de trabalho.

3. Compliance

A carreira dos consultores em compliance é relativamente nova no Brasil, tendo se tornado mais comum após o advento da Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013). O especialista dessa área tem a relevante função de averiguar se as legislações e regulamentos estão sendo respeitados pela companhia.

A exigência de probidade e transparência nas empresas fortalece a imagem da instituição no mercado e atrai investidores. O conceito de Governança Corporativa tem sido um pré-requisito para o sucesso das organizações já que contribui com a qualidade na gestão e longevidade do empreendimento. Diante disso, os profissionais desse ramo estão sendo cada vez mais valorizados.

Para seguir este caminho, o advogado deve apresentar um perfil investigativo, além de buscar aprimoramento técnico.

4. Direito Tributário

Há uma escassez de profissionais especialistas em Direito Tributário no mercado, tanto em razão da estrutura tributarista complexa do ordenamento jurídico pátrio como pelo conhecimento contábil que o advogado precisa dominar para garantir a correta arrecadação de tributos e prestações de conta da empresa.

Em época de estagnação econômica, a demanda por essa especialidade tende a ser incrementada, já que as companhias buscam fazer um planejamento tributário para otimizar suas finanças e evitar gastos desnecessários.

O profissional tributarista poderá oferecer aos seus clientes uma diversa gama de serviços que vão desde a implementação de projetos fiscais até mesmo o suporte tributário em negociações de importação e exportação de mercadorias.

5. Execução Civil

De acordo com relatórios do Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, para cada 100 processos que chegam na fase de execução, em apenas 31 o exequente tem seu direito efetivamente satisfeito.

A sensação de ganhar e não receber é extremamente recorrente no Brasil que, muito embora conte com um sistema eficaz de verificação de renda, permanece com algumas brechas que permitem os devedores mascararem seu patrimônio.

É neste contexto que um advogado conhecedor de estratégias judiciais de Execução Civil assume grande relevância. O operador do Direito atuará de forma a obter o maior grau possível de efetividade na execução entregando ao cliente um bem ou valor que será muito apreciado em momentos de arrocho na economia.

Esperamos que o post de hoje lhe sirva de inspiração e motivação para a reciclagem de sua carreira! Conhece mais áreas do Direito que estão em ascensão? Compartilhe nos comentários: será de muita valia para enriquecermos essa discussão.


Deixe um comentário