6 características e qualidades para ser um advogado bem-sucedido - Conecta Advogado

6 características e qualidades para ser um advogado bem-sucedido

Na advocacia, profissão em que os profissionais estão cada vez mais qualificados e o mercado mais competitivo, algumas características são essenciais para se tornar um advogado bem-sucedido. Se você quer saber quais são essas qualidades imprescindíveis na carreira jurídica, continue lendo este artigo.

1. Formação sólida

De nada adianta passar 5 anos estudando em uma faculdade que não contribui para o seu crescimento acadêmico. Decorar leis e pesquisar doutrina é fácil, o difícil é construir um raciocínio lógico e jurídico que será um diferencial na sua atuação como advogado.

E, muitas vezes, este atributo não é desenvolvido durante a graduação em Direito. Por este motivo, é essencial que o advogado esteja sempre buscando novas fontes de conhecimento.

Cursos de especialização e pós-graduação são excelentes aliados e costumam preparar ainda mais o profissional para o mercado de trabalho, o que proporciona um diferencial dentre os demais.

2. Oratória e capacidade de comunicação

Todos sabemos que um bom advogado deve ter a capacidade de se expressar e defender os argumentos necessários para ter êxito nos processos que acompanha.

Neste sentido, duas características essenciais para um advogado de sucesso são a oratória e a capacidade de comunicação.

Apesar de algumas pessoas já nascerem com a vocação de se expressar com mais facilidade, qualquer profissional pode desenvolver esta qualidade por meio de cursos, livros e treinamentos.

Você poderá fazer exercícios de expressão verbal e corporal na frente do espelho, ler sobre as técnicas de oratória e aprender com oradores profissionais, que ministram cursos para orientar o advogado a desenvolver as suas capacidades de expressão.

3. Boa ortografia e redação

Não é só por meio de comunicação verbal, atuação em audiências e sessões de tribunais que um advogado se destaca entre os demais.

A escrita também é um atributo fundamental na profissão e é utilizada tanto nas peças processuais, quanto em pareceres e e-mails enviados aos clientes.

Para desenvolver e aprimorar a habilidade de escrita, você poderá fazer cursos de português e redação e investir no conhecimento das regras gramaticais da nossa língua.

Além disso, manter o hábito da leitura também é uma estratégia interessante para melhorar a ortografia e a escrita.

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional é um diferencial em qualquer carreira. No Direito, então, ela é ainda mais imprescindível, porque o advogado tem de lidar com várias situações delicadas e estressantes com seus clientes.

Desta forma, desenvolver o controle e o equilíbrio são fundamentais para ser um bom advogado.

Para isso, você pode se dedicar a atividades que amenizem a tensão e a ansiedade fora do ambiente de trabalho, como yoga, meditação e relaxamento.

Ademais, trabalhos manuais e terapia também são importantes aliados no desenvolvimento da habilidade de manter o controle em situações de estresse.

5. Saber trabalhar em equipe

Para os advogados que trabalham em escritórios, será inevitável realizar atividades com outros colegas na sua rotina profissional.

Se este é o seu caso, saiba que será necessário aprender a delegar funções, compartilhar conhecimento e ter paciência, porque nem sempre o ritmo de trabalho do seu colega é tão acelerado quanto o seu.

Por isso, pode ser interessante que você pratique atividades físicas em grupo para desenvolver o seu espírito de equipe.

6. Paixão pelo conhecimento

A advocacia exige que o profissional esteja sempre estudando e se atualizando em relação à área do Direito com a qual escolheu trabalhar, porque a legislação e o entendimento dos Tribunais estão em constante alteração.

Por esta razão, para ser bem-sucedido na profissão, você terá de ter muita paixão pela matéria escolhida e ter disposição para continuar estudando, todos os dias.

Para continuar os estudos, o ideal é investir em cursos de atualização e especialização nos temas relacionados à sua área e sempre pesquisar doutrinas e jurisprudências mais atuais.

Agora que você já sabe o que é necessário para se tornar um advogado bem-sucedido e quer seguir aprimorando a sua carreira, que tal ficar por dentro dos nossos conteúdos postados? Curta a nossa página do Facebook e conheça dicas valiosas!


3 Respostas para “6 características e qualidades para ser um advogado bem-sucedido”

  1. antonio gomes

    Devemos estudar bastante , ler os artigos com bastante atenção e ficar focados nos assuntos, que é pra todos nós acarretar os nossos objetivos etc… Estes artigos são fundamentais pra todos os advogados que estão firme nesta área.


Deixe um comentário